Adivinha-se complicada a qualificação de Portugal para o Mundial de 2010 na África do Sul. Depois do empate (injusto) na Dinamarca deixámos de depender de nós próprios e vamos ter de voltar a recorrer a fé e à máquina calculadora...
Verdade seja dita, já tínhamos perdido esse tradicional mau hábito. E isso é bom sinal. Contudo, é importante não termos memória curta. Se recuarmos uns anos, constatamos que desde 1996 Portugal falhou somente uma grande competição, o França 98 (em grande parte por causa da expulsão injusta do Rui Costa no jogo da Alemanha). Ou seja, desde a chamada Geração de Ouro que estivemos presentes em 6 grandes competições de 7 possíveis! E dessas 6, em 5 fomos pelo menos aos quartos-de-fnal! Para um país da dimensão de Portugal, que até então tinha marcado presença somente em dois Mundiais e dois Europeus, penso que é um feito notável. Claro que, após terminado o ciclo da Geração de Ouro, sobra uma grande responsabilidade / pressão para quem vem a seguir. E mesmo que lá esteja o melhor jogador do mundo e uma equipa cheia de jogadores a jogar nas melhores equipas da Europa, isso não muda. No futebol, uma equipa é feita por mais do que a soma das suas partes. E embora a qualidade esteja lá, é preciso compreender e aceitar estas dores de crescimento. Não é fácil substituir jogadores como Figo, Rui Costa, Pauleta, Paulo Sousa, Fernando Couto, Baía, João Pinto, etc! Não só pelo que jogavam, mas fundamentalmente pelo que representavam. É preciso entender que, todas as selecções do mundo, muitas delas com mais historial no futebol mundial do que Portugal, passam obrigatoriamente por fases de renovação. E durante esse processo, até a esses pesos-pesados acontece ficarem de fora de uma grande competição.
Claro que temos valor mais do que suficiente para ir ao Mundial 2010. Claro que vão lá estar selecções mais fracas que Portugal. Claro que espero que Portugal também lá esteja. Mas se não estiver, que venha daí o Euro 2012. Com tristeza, mas sem drama.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário