quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Champions League: O Benfica volta ao seu lugar


Lyon, Shalke 04 e Hapoel. São estes os adversários do Benfica na Liga do Campeões. É de realçar o regresso à competição depois da última presença em 2005/06. O Benfica, pela sua dimensão e história, merece lá estar com regularidade. É bom para o clube, para os adeptos e para os jogadores. Se o objectivo é voltar a crescer na Europa sustentadamente, é lá que tem de se estar! É a maior competição de clubes do mundo, a mais lucrativa e onde estão os melhores.
O Benfica não se pode queixar do sorteio visto que não apanhou nenhum tubarão. Mas quem pensa que o grupo é fácil, está muito enganado. O Lyon, apesar do mau começo na liga francesa, tem provavelmente a melhor equipa de França e nos últimos 5 / 6 anos tem chegado sempre aos quartos e às meias-finais da Champions (ainda no ano passado eliminou o Real Madrid!). O Shalke 04 é a segunda melhor equipa Alemanha e a única com perspectivas de fazer sombra ao Bayern. Reforçaram-se (e de que maneira) com jogadores como o Raúl, Huntelar e Jurado. O Hapoel é à partida o outsider. Parece-me que vamos ter 3 galos para 2 poleiros. Neste aspecto, quem perder pontos para o Hapoel pode hipotecar a continuação na prova. Já em relação ao calendário, aí sim penso que a sorte sorriu ao Benfica. Para além de acabar a fase de grupos a jogar em casa, recebe também na Luz o Hapoel já na 1ª jornada. Se vencer esse jogo (na teoria o mais acessível), pode amealhar 3 pontos importantes e obter alguma vantagem sobre os concorrentes directos. Se for uma corrida ao sprint, o factor casa no último jogo pode ser também decisivo.
Penso que o Benfica tem qualidade e legítimas aspirações de seguir para a próxima fase. Para mim, a meta são os oitavos-de-final. Ficar na fase de grupos vai saber a pouco e chegar aos quartos já será um feito para uma equipa que, embora com qualidade, tem andado arredada destas andanças. Na minha opinião, até podemos fazer uma gracinha na Champions este ano. Mas é preciso ter os pés no chão... Para já, o que ninguém nos tira são 3 jogos da Liga dos Campeões no Estádio da Luz! Lá estaremos!
P.S.- Parabéns ao Braga por duas eliminatórias fantásticas contra Celtic e Sevilha e por estarem pela primeira vez na prova! O sorteio dos grupos foi-lhes francamente favorável. Apanhar o Arsenal como cabeça-de-série é bom, o Shaktar parece-me uma equipa do mesmo nível e o Partizan é á partida o mais fraco dos 4. Neste cenário, não me espantaria ver este Braga nos oitavos. Vamos ver até que ponto a pressão, a falta de experiência e o acumular de jogos vão pesar.

Sem comentários:

Enviar um comentário